Inteligência Competitiva: como se antecipar ao mercado com estratégias eficientes
- Amplios Consultoria
- 25 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Entender o mercado onde sua empresa atua, organizar os dados e conhecer seus pontos fortes e fracos é essencial para o desenvolvimento do seu negócio
Você conhece seus concorrentes e as expectativas dos seus clientes? Entender o mercado é crucial, e com a informação disponível online, empresas podem cruzar dados para se prepararem para a competitividade. Esse conhecimento é verdadeiramente valioso quando combinado com a Inteligência Competitiva (IC), garantindo a coleta, organização e interpretação eficientes das informações de mercado.
O que é Inteligência Competitiva?
A Inteligência Competitiva é a coleta e organização de informações relevantes do mercado, como comportamento da concorrência, demandas dos clientes e tendências futuras. Isso permite um planejamento mais eficaz e decisões assertivas por parte dos gestores.
Possuir Inteligência Competitiva significa conseguir se antecipar às demandas do mercado e, para isso, é preciso estar atento aos pontos fracos da sua empresa, assim como os seus objetivos e estratégias. Esse tipo de planejamento estratégico depende de uma equipe que possua uma cultura organizacional bem estruturada e que conheça bem o cenário da sua empresa, para, assim, realizar interpretações eficazes com as informações coletadas.
Por ser um processo complexo, considere contar com o auxílio de uma empresa especializada na área. Lembre-se que a análise do mercado e dos seus concorrentes nunca deve ser baseada em “achismo”.
Por que adotar a Inteligência Competitiva?
Avaliar a sustentabilidade do modelo de negócios.
Ampliar a competitividade da empresa.
Orientar estratégias e metas conforme as demandas dos clientes e atividades da concorrência.
Como implementar a Inteligência Competitiva?

Planejamento: Identifique os dados necessários para decisões assertivas.
Coleta: Busque informações em fontes como relatórios, pesquisas de mercado, análise de benchmarking, questionários pós-compras, big data, Google Analytics, entre outros.
Análise: Interprete e conecte as informações de forma objetiva e eficiente.
Disseminação: Entregue os dados analisados aos gestores para tomadas de decisão e criação de estratégias.
Onde utilizar a Inteligência Competitiva?
Identificação de questões relevantes para a empresa.
Criação de estratégias competitivas.
Organização de dados e informações.
Elaboração e aprimoramento dos planejamentos estratégicos.
Tomada de decisões.
Construção da matriz SWOT.
Geração de ações da empresa.
Estruturação do negócio.
Não deixe sua empresa ficar para trás!
Ao empregar metodologias e ferramentas como Matriz SWOT e Business Intelligence, a Inteligência Competitiva se torna ainda mais eficaz. A automação por meio de dashboards e sistemas inteligentes permite análises estratégicas relevantes, garantindo que sua empresa seja proativa e inovadora diante do mercado.
Na Amplios Consultoria, podemos te ajudar a usar os dados que sua empresa possui para se antecipar às tendências dos mercados, usando os softwares certos, conectando informações valiosas e integrando a equipe. Entre em contato conosco para descobrir como a Inteligência Competitiva pode levar sua empresa ao próximo nível.




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