top of page
Buscar

Inteligência Competitiva: como se antecipar ao mercado com estratégias eficientes

  • Foto do escritor: Amplios Consultoria
    Amplios Consultoria
  • 25 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura

Entender o mercado onde sua empresa atua, organizar os dados e conhecer seus pontos fortes e fracos é essencial para o desenvolvimento do seu negócio

Você conhece seus concorrentes e as expectativas dos seus clientes? Entender o mercado é crucial, e com a informação disponível online, empresas podem cruzar dados para se prepararem para a competitividade. Esse conhecimento é verdadeiramente valioso quando combinado com a Inteligência Competitiva (IC), garantindo a coleta, organização e interpretação eficientes das informações de mercado.

O que é Inteligência Competitiva?

A Inteligência Competitiva é a coleta e organização de informações relevantes do mercado, como comportamento da concorrência, demandas dos clientes e tendências futuras. Isso permite um planejamento mais eficaz e decisões assertivas por parte dos gestores.

Possuir Inteligência Competitiva significa conseguir se antecipar às demandas do mercado e, para isso, é preciso estar atento aos pontos fracos da sua empresa, assim como os seus objetivos e estratégias. Esse tipo de planejamento estratégico depende de uma equipe que possua uma cultura organizacional bem estruturada e que conheça bem o cenário da sua empresa, para, assim, realizar interpretações eficazes com as informações coletadas. 

Por ser um processo complexo, considere contar com o auxílio de uma empresa especializada na área. Lembre-se que a análise do mercado e dos seus concorrentes nunca deve ser baseada em “achismo”. 

Por que adotar a Inteligência Competitiva?

  • Avaliar a sustentabilidade do modelo de negócios.

  • Ampliar a competitividade da empresa.

  • Orientar estratégias e metas conforme as demandas dos clientes e atividades da concorrência.

Como implementar a Inteligência Competitiva?


Fluxograma com passo a passo de como aplicar a Inteligência Competitiva na sua empresa
Saiba passo a passo de como aplicar a Inteligência Competitiva na sua empresa
  1. Planejamento: Identifique os dados necessários para decisões assertivas.

  2. Coleta: Busque informações em fontes como relatórios, pesquisas de mercado, análise de benchmarking, questionários pós-compras, big data, Google Analytics, entre outros.

  3. Análise: Interprete e conecte as informações de forma objetiva e eficiente.

  4. Disseminação: Entregue os dados analisados aos gestores para tomadas de decisão e criação de estratégias.

Onde utilizar a Inteligência Competitiva?

  • Identificação de questões relevantes para a empresa.

  • Criação de estratégias competitivas.

  • Organização de dados e informações.

  • Elaboração e aprimoramento dos planejamentos estratégicos.

  • Tomada de decisões.

  • Construção da matriz SWOT.

  • Geração de ações da empresa.

  • Estruturação do negócio.

Não deixe sua empresa ficar para trás!

Ao empregar metodologias e ferramentas como Matriz SWOT e Business Intelligence, a Inteligência Competitiva se torna ainda mais eficaz. A automação por meio de dashboards e sistemas inteligentes permite análises estratégicas relevantes, garantindo que sua empresa seja proativa e inovadora diante do mercado.

Na Amplios Consultoria, podemos te ajudar a usar os dados que sua empresa possui para se antecipar às tendências dos mercados, usando os softwares certos, conectando informações valiosas e integrando a equipe. Entre em contato conosco para descobrir como a Inteligência Competitiva pode levar sua empresa ao próximo nível.


Comentários


bottom of page